quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

PRECISAMOS TER RAÍZES

Raízes saudáveis, árvore saudável, frutos saudáveis!

Colossenses 2:6-7 (NTLH)

Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé, como foi ensinado a vocês. E dêem sempre graças a Deus.

Devemos ter raízes em Cristo, para poder crescer Nele, ser edificados Nele. Há tempo da semente morrer, criar raízes, da planta crescer, florescer, para então frutificar. Muitas vezes damos frutos xoxos ou nem isso, pois não temos raízes firmes em Jesus.


Mas por que ter raízes?

-> Raízes fixam no solo; dão sustentação: Jesus nos sustenta e permanecemos firmes até mesmo em meio a tempestades e ventanias, resistindo ao inverno espiritual.

Salmos 92:12-14

O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Os que estão plantados na casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos,

Cedro - cresce 5 cm nos 3 primeiros anos, mas já tem 1,5 m de raízes. Depois cresce 20 cm por ano e chega a 40 m! Só produz sementes aos 40 anos, mas pode viver centenas de anos. Não depende das chuvas, pois busca água diretamente nos lençóis freáticos.



-> Raízes buscam água e nutrietes no solo: quem tem raízes firmes em Jesus tem a água da vida e o alimento espiritual garantidos!

Jeremias 17:7-8

Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.

Os frutos de uma árvore estão à vista, mas as raízes estão escondidas embaixo da terra. Normalmente temos tanta pressa para frutificar, que não damos atenção às nossas raízes, nos tornando superficiais.

Como ter Raízes em Jesus?

-> Tendo profundidade na Palavra - Jesus é o Verbo, Ele é a Palavra! A Palavra deve fazer vida em nós, não ser só conhecimento.

Salmos 1:1-3

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

-> Tendo (relacionamentos de) profundidade no Corpo de Cristo - Ligue-se ao Corpo e estará ligado ao Cabeça! Você não dará bons frutos se não estiver bem ligado no Corpo.

Colossenses 2:18-19 (NTLH)

Não deixem que ninguém os humilhe, afirmando que é melhor do que vocês porque diz ter visões e insiste numa falsa humildade e na adoração de anjos. Essas pessoas não têm nenhum motivo para estarem cheias de si, pois estão pensando como qualquer outra criatura humana pensa. Elas não estão ligadas a Cristo, que é o cabeça. Cristo controla o corpo todo, o alimenta e mantém unido por meio das juntas e ligamentos, e assim o corpo cresce como Deus quer que cresça.

O tempo de firmar minhas raízes é proporcional ao tamanho da obra que Deus que realizar taravés de mim. Você quer crescer? Raízes profundas sustentam árvores maiores. Quer frutificar? Tenha paciência e temor. Ou você deixaria o pedreiro esculachar ao fazer a fundação da sua casa? Adianta se ele só caprichar no acabamento? Como já dissemos, há tempo da semente morrer, criar raízes, da planta crescer, florescer, para então frutificar. Cada fase da sua vida espiritual é importante.

Seja profundo com Deus, profundo em Jesus e com os irmãos. Diga não à superficialidade! Se jogue de cabeça em Jesus. Esses dias foram separdos por Deus para isto!

Nenhum comentário: